Estrutura Geral
Níveis de componentes
Atoms
Nível 1 (Atoms) é composto por componentes como Botões, TextFields, Labels, Avatares… Eles são partes individuais que começam no menor nível possível e juntos eles compõem as Molecules.
Molecules
Esses componentes serão montados como um quebra cabeça com os Atoms, assim gerando componentes de Nível 2, chamados Molecules. As Molecules teriam função visual e não função de aplicação, por exemplo cada Molecule ocupa totalmente a largura da tela, facilitando a composição visual e a responsividade das interfaces.
Tree
Nível 3 vai ser composto em um formato de lista de Molecules, chamado Tree. Gerando assim o esqueleto das telas do App, onde será exibido todos os componentes visuais necessários para ter uma estrutura definida.
Combinação de Atoms (Molecule)
Com alguns atoms e alguns espaçamentos, que por sua vez fazem parte dos tokens, conseguimos montar o quebra cabeça da Molecule desejada, como o exemplo a seguir.
A criação das Molecules só irá acontecer no Atlantica Design, logo apenas o Atlantica Design terá acesso aos Atoms. Já no Design System do projeto, só estarão disponíveis para uso as Molecules.
Desenvolvimento de Feature Screen
A ideia para aplicar features nas telas e nos componentes é o desenvolvedor que for criar a tela conseguir criar apenas empilhando moléculas.
Imagine que exista o Componente A, Componente B, Componente C e o Componente D. Com essas opções será possível montar vários tipos de tela só pela ordenação desses componentes por meio do Array.
Idealmente, nunca será necessário utilizar um átomo sozinho.